Com cada vez mais confiança e aderência de um público seleto, um clube de vinhos de qualidade envolve seu cliente por meio de uma experiência única, que vai além da degustação: oferece conhecimento, prazer e exclusividade.
Embora existam variações entre os serviços e produtos oferecidos, em cada clube, essas associações têm em comum o amor pelo vinho e o compromisso em proporcionar a melhor experiência possível para o cliente.
Conexão mental e emocional
Para muito além do simples consumo, um clube de vinhos de qualidade investe no encantamento do consumidor e no relacionamento entre ele e a seleta comunidade de amantes dessa bebida.
Então, para que o clube de vinhos tenha sucesso, é preciso pensar na experiência como um todo, que engloba alguns fatores que nem sempre são pensados ao consumir este produto: compromisso, pertencimento, terroir e sustentabilidade. É por isso que a humanização é fundamental para quem deseja oferecer ao consumidor uma experiência inesquecível.
Cinco motivos para investir em um clube de vinhos
Fazer parte de um clube de vinhos é uma vivência enriquecedora, repleta de satisfação. Pensando nisso, listamos aqui cinco boas vantagens de participar de uma associação como esta.
1 - Conhecer diferentes tipos, sabores e marcas
A melhor maneira de saber os vinhos que gostamos é experimentando e entendendo mais sobre o assunto, certo? Esses clubes possibilitam, não apenas o prazer de degustar a bebida, como também expandir a sensibilidade do paladar.
É possível lermos bastante sobre vinhos, mas a verdade é que nada supera a experiência real. Ao associar-se ao clube, você poderá ser surpreendido com novos sabores e entender, de fato, o que te agrada ou não.
2 - Entendimento sobre o tema
Todo apaixonado por vinhos gosta de entender mais sobre o assunto. Isso acontece porque a fabricação completa dessa bebida envolve diferentes fases e processos, que, por sua vez, variam de acordo com o tipo de vinho a ser produzido.
Por exemplo, o vinho fortificado passa por um processo de fermentação muito mais curto que nos outros tipos, já o espumante segue duas espécies diferentes; a natural, inicialmente, e outra posterior para adicionar gás carbônico à bebida, e assim, ser possível produzir a espuma.
3 - Fazer parte de uma comunidade exclusiva
Não há como negar: a exclusividade é sedutora. Some este conceito à satisfação de apreciar marcas diferenciadas e reter cada vez mais conhecimento sobre os vinhos. Parece impossível não se render a essa experiência, não é mesmo?
O clube dos vinhos é um tipo de associação ideal para quem deseja novas bagagens, qualidade dos produtos enviados e um atendimento completo.
4 - História e cultura
Aqueles que sabem valorizar a experiência de consumo do vinho costumam ser interessados por entender seus processos de fabricação, velho e novo mundo e todas as coisas que rodeiam o assunto.
O investimento no clube dos vinhos é uma maneira de estimular e valorizar esses conhecimentos, além de trazer à tona o desenvolvimento dessa cultura para a vida real. Questões como: maneiras de harmonizar cada tipo de vinho com os alimentos, por exemplo, serão mais exploradas pelo participante do grupo.
A verdade é que, se existe uma bebida mais cheia de histórias e relacionamento com a cultura que o vinho, ela é desconhecida.
5 - Não é uma tendência que vai passar
Ao contrário de alguns modismos, o clube dos vinhos já mostrou que veio para ficar. O consumo de vinho no Brasil aumentou 28% em 2021. Com 70% dessas pessoas afirmando estarem disponíveis para experimentar novidades desse mercado.
Em paralelo a isso, os clubes de assinaturas cresceram 21% no ano de 2021, e a categoria de bebidas alcoólicas corresponde a 19% deste total. Portanto, podemos entender que há um crescimento em larga escala, mostrando a disponibilidade da população em aderir a esta jornada experimental.
Em conclusão
O clube de vinhos é um segmento que transforma o consumo dessa iguaria em uma rica experiência de vida. Existem inúmeros motivos para embarcar nessa jornada cultural de experimentação e conhecimento prático sobre os vinhos, e entre eles, podemos destacar a exclusividade, cultura e novos aprendizados. Que tal entender mais sobre o assunto?
Proibida a venda para menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Beba com moderação.